Conecte-se conosco
O Site XINGU NOTICIAS tem como Objetivo informar os fatos relevantes à sociedade (sem distorções) para que os seus leitores fiquem informados da realidade em um contexto local, nacional ou internacional.

Curionópolis

CURIONÓPOLIS IRÁ INTEGRAR PROJETO MUNICÍPIOS EMBLEMÁTICOS DO GOVERNO DO ESTADO

Publicado

on

Foi realizada na última quinta-feira (07/06) em Curionópolis a primeira reunião que debateu sobre o Projeto Municípios Emblemáticos do Programa Municípios Sustentáveis que é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Municípios Sustentáveis do qual Curionópolis irá integrar.

O encontro contou com a participação de representantes de diversas secretarias, que conheceram como o projeto será desenvolvido. Entre elas representantes das secretarias municipais de agricultura, saúde, meio ambiente, produção e assistência, além da assessoria jurídica da prefeitura de Curionópolis.

“ Essa primeira reunião é de alinhamento, para que todos compreendam seu papel dentro do projeto. é necessário que cada secretaria municipal faça um diagnóstico do trabalho desenvolvido, identificando carências e as demandas emergenciais, para que as secretarias do estado possam contribuir para a solução dessas demandas”, destacou Adrya Lima, técnica da secretaria estadual de municípios sustentáveis, que conduziu a reunião.

O projeto será realizado através do diagnóstico realizado pela prefeitura, e as secretarias estaduais que irão avaliar cada item que possam identificar como podem colaborar com as solicitações. Para a elaboração do plano conjunto, que será desenvolvido no próximo mês, serão realizados workshop com os agentes estaduais e municipais.

“Sem o diagnóstico o estado não tem como agir no município”, reiterou a técnica da SEMSU, que destacou a oportunidade de elaboração de um plano de desenvolvimento para o distrito de Serra Pelada, que é o alvo do projeto. “cada município tem as suas especificidades e peculiaridades. temos a chance de unir esforços do município e do governo para a promoção do desenvolvimento de serra pelada, que dentro do projeto de municípios emblemáticos vai ter um acompanhamento mais próximo, com resultados mais céleres”, reiterou Adrya Lima.

O secretário municipal de administração, Hailton Ceribella, explicou dos benefícios que o projeto irá trazer para a região.

“ Curionópolis só tem a ganhar, e a gente espera que tudo isso floresça, que o município se aproxime cada vez mais do governo. ser um município emblemático é extremamente importante e benéfico para a região”, destacou Hailton Ceribella, para quem o fato de o município ser selecionado pelo projeto demonstra que a gestão está no caminho certo.

A secretária municipal de planejamento, Verônica Rabelo, também frisou a importância da parceria com o governo estadual. “A atual gestão tem a intenção de estar próxima do governo do Pará, visando ao desenvolvimento do nosso município. estamos muito felizes com essa oportunidade de fazer parte desse projeto, que vai resgatar a dignidade e a esperança da nossa população, e trazer mais qualidade de vida para quem vive aqui”, acrescentou Verônica Rabelo.

o projeto congrega ações previstas no programa municípios sustentáveis (pms), a fim de gerar casos que possam servir de modelo para outras localidades. as ações foram definidas em parceria com as secretarias municipais, que apontaram necessidades e propostas de desenvolvimento nos eixos social, ambiental e econômico, definidos a partir do workshop realizado em dezembro do ano passado, com agentes do estado e da prefeitura. O projeto municípios emblemáticos iniciou por São Felix do Xingu.

Com informações: Agência Pará de Noticias

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curionópolis

MULHER MATA MARIDO COM FACÃO EM CURIONÓPOLIS

Publicado

on

Uma mulher matou o marido com um golpe de facão, na madrugada deste sábado (08), no Bairro Planalto em Curionópolis.

Segundo informações, a mulher disse que o crime aconteceu após uma discussão do casal. Na versão apresentada, ela relatou que era constantemente agredida pelo marido.

O casal viviam uma vida turbulenta, sempre havia brigas entre os dois, devido o consumo de bebidas alcoólicas.

Populares informaram que o casal já havia se separado há pelo menos três vezes, devido a mulher sempre sofrer agressão por parte do companheiro. Infelizmente nesta madrugada o caso tomou um rumo diferente, a vítima que sempre era agredida de prenome Maria cansada de apanhar, reagiu às agressões do companheiro e desferiu um golpe de facão em seu pescoço. O homem de prenome Diogo veio a óbito no local, a acusada do ocorrido foi presa em flagrante.(Portal Pebão)

Continue Reading

Curionópolis

Em Curionopolis Uniformes escolares são entregues para alunos de Serra Pelada

Publicado

on

Neste domingo (12), Dia dos Pais, as famílias dos alunos da rede municipal de ensino de Serra Pelada receberam um presente especial: os uniformes escolares, um benefício inédito para a comunidade escolar de toda Curionópolis! A entrega foi realizada no ginásio da Praça da Juventude.

Com a entrega realizada no domingo, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) concluiu a doação de mais de 10.000 kits de uniformes e beneficiou mais de 5.000 alunos de todo o município. Os alunos da zona urbana receberam seus kits em junho.

“Nós temos uma condição financeira muito pouca, todo ano eu tinha que comprar os uniformes para os meus netos, pesava no bolso! Estamos muito felizes em receber esses uniformes da Prefeitura”, agradeceu a aposentada Júlia de Jesus. Cada aluno recebeu dois kits completos de uniforme, incluindo um específico para Educação Física.

“É a primeira vez que as escolas de Serra Pelada estão recebendo as fardas grátis, antigamente todo pai e toda mãe tinha que comprar as fardas das suas crianças”, afirmou o agricultor Luiz Chagas, mais conhecido como Jamanta, ele tem seis filhos e seis netos na rede pública, todos foram contemplados.

“Estamos cumprindo mais um compromisso de campanha, em especial na educação que é uma área prioritária neste governo! Ano passado foram reformadas as escolas, fizemos a aquisição de duas mil carteiras escolares, avançamos bastante na merenda escolar e este ano estamos entregando o uniforme escolar”, relembrou o prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar.

“E os investimentos na Educação não vão parar, faremos quadras e muros de escolas aqui em Serra Pelada e vamos adquirir, no próximo ano, kits de materiais escolares para doar aos alunos de toda a rede do município”, adiantou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Lêda Viveiros, destacou a importância do ato realizado pela Prefeitura, “o uniforme padroniza, organiza, valoriza a educação. É muito importante para a organização no geral e para as famílias porque gera economia, os valores que se gastariam com uniformes podem ser utilizados para outras necessidades dos alunos.

O vereador Francisco Aderbal, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, prestigiou o evento de entrega dos uniformes e parabenizou a gestão municipal pela iniciativa, “prometemos realizar tudo isso aqui em Serra Pelada e estamos cumprindo”, complementou.

Continue Reading

Curionópolis

Policia Federal faz busca e apreensão em Curionópolis

Publicado

on

Na manhã de quinta-feira (05/04) os moradores de Curionópolis, Sudeste do Pará, foram surpreendidos com a presença de homens da Polícia Federal no município.

A ação foi para cumprir o mandato de busca e apreensão em empresas que atuam na região na exploração de minério. De acordo com a polícia a extração vem sendo realizada de forma irregular.

Garimpos que atuam na extração foram fechados, além de apreender caçambas, tratores e alguns equipamentos. Até o momento ninguém foi preso.

Um dos alvos da operação foran as empresa SCM MINERAÇAO e OURO BRASIL que seriam de propriedade de Samir Azevedo Chamon, irmão do ex- prefeito de Curionopolis Chamazinho. De acordo com informações os policias continuam na região dando continuidade a operação.

Continue Reading

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Copyright © 2017 O Site XINGU NOTICIAS tem como Objetivo informar os fatos relevantes à sociedade (sem distorções) para que os seus leitores fiquem informados da realidade em um contexto local, nacional ou internacional.